Dicas de gestão para sua oficina

Uma oficina nada mais é do que um negócio. E como todo bom negócio, os empresários desse setor precisam ficar atentos com a gestão, para alcançar bons resultados a curto, médio e longo prazo. A complexidade desse segmento pode gerar dúvidas e dificuldades até para os proprietários mais experientes. Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha mais controle e sucesso na gestão de sua oficina! Confira o post em nosso Blog!

A importância de ser ter processos, em qualquer negócio. De modo geral, as oficinas tendem a se tornarem desorganizadas pela quantidade de peças, ferramentas e pessoas trabalhando, cada uma com um perfil de organização. Por isso, é fundamental que se tenham algumas regras e processos de trabalho. Tanto para organização do local de trabalho em geral como do fluxo de serviços. Orçamentos, ordem de serviço, entregas, pós, etc.

Procure sempre capacitar sua equipe. O mercado é muito dinâmico, principalmente no setor automotivo. Sempre surgem novos modelos de veículos, peças e principalmente o perfil do consumidor. É importante a equipe de sua oficina estar prepara para esse cenário. Separe profissionais e torne-os especialistas em cada situação. Isso vai ajudar na hora de resolver os problemas e até mesmo gerar maior reconhecimento para os empregados.

Tecnologia é essencial. Em pleno 2020, ainda existem muitas oficinas que optam por não utilizar sistemas para gestão. Eles podem até parecer complicados no começo, mas são uma das melhores ferramentas para você ter controle do seu negócio, desde seu estoque, clientes até mesmo fornecedores.

Finalmente, uma das dicas mais importantes senão a melhor de todas. Relacionamento. Ele é tudo. É o relacionamento que vai definir a sua posição no mercado. Um cliente bem atendido é fidelizado e sempre que precisar de alguma solução para seu veículo, irá procurar sua oficina. Além disso, um bom atendimento gera o melhor de todos os tipos de marketing – o boca-a-boca. Hoje em dia, onde tudo gira em torno das redes sociais, isso pode ser o grande diferencial de seu negócio.